sexta-feira, 8 de maio de 2015

Nave Espacial Russa cairá daqui a poucas horas na Terra

A queda da nave russa Progress que levaria equipamentos e comida pra estação espacial internacional, é um assunto que está atraindo as atenções do planeta.



Os cientistas dizem que apenas 20 a 40% da nave tem chances de sobreviver ao calor da reentrada na atmosfera terrestre e o risco de pessoas serem atingidas é menor do que de ser atingido por um raio.

A nave russa que quebrou no seu caminho para a Estação Espacial Internacional, na semana passada vai queimar-se em uma bola de fogo brilhante quando ela cai de volta à Terra, segundo a agência espacial do país.

O mundo inteiro está acompanhando essa queda e é claro que as pessoas se preocupam com o lugar em que vai acontecer.

Para acompanhar a nave minuto a minuto, clique aqui ou aqui.

A nave de carga Progress 59P não tripulada, foi caindo ao redor do planeta em cerca de 17,000 mph, uma vez que alcançou a órbita última terça-feira. Com a Agência Espacial Russa incapaz de recuperar o controle, a nave espacial em mau funcionamento começou a cair em espiral e a sua destruição se tornou inevitável.

Roscosmos disse que a nave descontrolada é esperada para queimar na atmosfera terrestre entre 23:00 na quinta e na sexta-feira 03:00 hora do Reino Unido, com apenas alguns pequenos pedaços sobrevivendo ao impacto e golpeando a superfície do planeta.

Os cientistas de rastreamento da nave, acometidos de radar de solo, disseram que 20 a 40% da espaçonave poderia sobreviver ao calor intenso da reentrada na atmosfera terrestre. A parte mais provável para suportar o calor, pelo menos parcialmente, é o mecanismo de acoplamento da cápsula, um anel resistente de 200 kg de metal, do tamanho de uma roda traseira de trator.

Completamente carregada no lançamento, a nave pesava 7.300 kg, incluindo mais de uma tonelada de combustível e 2,5 toneladas de carga. Nessa base, entre 750 kg e 1,5 toneladas de corpo da nave espacial pode sobreviver a reentrada e atingir a Terra. É mais provável que os detritos caiam no oceano, embora algumas estimativas sugerem que os fragmentos poderiam ser espalhadas por África ou China.

Holger Krag, chefe do escritório de detritos espaciais da Agência Espacial Européia em Darmstadt, disse que o risco de alguém ser atingido pela queda com partes da nave Progress, é extremamente remoto. Em seis décadas de voo espacial, ninguém jamais foi atingido por queda de componentes vindos do espaço, disse ele.

"Ela não vem tudo para baixo em um pedaço. A maior parte da destruição ocorre entre 80 km e 70 km de altura, e um número muito limitado de componentes têm o potencial para sobreviver. Estes são espalhados por uma enorme distância, até 1000 km, de modo que você pode encontrar uma única peça a cada 100 quilômetros ou mais ", Krag disse ao Guardian.

A cada ano, 100 toneladas de componentes do espaço retornam à atmosfera, e a maioria queima-se antes de atingir o planeta. Satélites defuntos e organismos de foguetes gastos caem na Terra a cada semana. Itens maiores, como a nave de carga Progress, reentram aproximadamente uma vez por ano.

As agências espaciais dos EUA, da Europa e da Rússia fizeram o rastreamento da espaçonave, mas quanto a queda, a velocidade e a altitude, há incertezas sobre onde e quando ela cairá.

Como a nave Progresso desce em espiral para a atmosfera passará por uma desaceleração maciça de sua velocidade orbital de cerca de 180 mph. O atrito com a atmosfera fará com que a nave espacial aqueça e se despedace. Componentes de alumínio vão derreter rapidamente, mas componentes de aço e titânio inoxidável vão durar mais tempo.

A bola de fogo pode ser brilhante o suficiente para ver a luz do dia, disse Krag. Mas com mais de 70% da superfície da Terra coberta por água, e apenas 3% da terra densamente povoada, as chances são pequenas que ninguém vai testemunhar isso, e muito menos ser atingido por escombros.

"É uma completa perda de tempo se preocupar com isso. Há riscos diários que são muito mais elevados ", disse Krag. "Os riscos de dirigir um carro ou voar em um avião são mais elevados. Sua chance de ser atingido por um raio é maior. "

Progress foi projetada para ser uma nave de carga descartável. Em operações normais, docas com a estação espacial, é descarregado pela tripulação, e, em seguida, descartada em uma reentrada controlada sobre o Pacífico para garantir quaisquer detritos cairem no oceano. Os engenheiros da agência espacial russa não tem controle sobre o módulo de Progress, por isso eles não podem propositadamente conduzi-la no oceano.

A embarcação, o transporte de alimentos, água e roupas para a estação espacial, ultrapassou sua órbita destinados na terça-feira e não conseguiu estabelecer comunicação com os controladores em terra russos. Uma investigação sobre a causa do mau funcionamento está em curso.

Apenas em suas horas finais cientistas ter uma ideia clara de onde e quando a sonda irá reentrar na atmosfera. Mas, mesmo assim, será impossível emitir quaisquer advertências precisas. "Você não pode fazer nada sobre isso. Nós não somos capazes de dar qualquer aviso razoável ", afirmou Krag.

Previsões da Agência Espacial Europeia baseiam-se em reentradas de outras espaçonaves, porque seus cientistas não têm os detalhes precisos dos materiais e das massas dos componentes usados ​​na nave russa.

Comentário do Facebook