sexta-feira, 10 de abril de 2015

Concurso Banco do Brasil (BB) - Não haverá mais concursos apenas para cadastro reserva

Depois de um acordo judicial, o Banco do Brasil não poderá realizar mais concursos apenas para cadastro reserva. Esta decisão acaba com uma tradição já enraizada nos certames do banco.


Como é de conhecimento dos concurseiros da área bancária, os editais de concurso público apenas para formação de cadastro reserva do Banco do Brasil eram tradicionais. Mas após esta decisão o banco não poderá mais lançar esse tipo de edital. O Banco do Brasil se comprometeu a especificar nos próximos documentos a previsão de vagas disponíveis na instituição, por meio de acordo judicial com o Ministério Público do Trabalho, com a finalidade de por fim ao processo judicial que tramita na 20ª Vara do Trabalho de Brasília.

A partir dessa decisão a instituição deverá lançar editais com o número real de necessidade por funcionários, garantindo mais transparência ao processo seletivo. Mas essas decisão, não extingue o cadastro reserva, ele poderá ser utilizado desde que não crie falsas expectativas de nomeação nos candidatos.

De acordo com o BB, a nova política beneficiará 2.627 classificados que serão convocados para posse. Destes, 950 aprovados serão provenientes do edital 3 de 2012, outros 500 do edital 1 de 2013, e mais 1.177 do edital 2 do mesmo ano. Sobre o concurso em andamento (edital 2 de 2014), que também abriu chances apenas para cadastro, o banco vai estipular o número de vagas imediatas. O novo quantitativo será disponível após 90 dias da homologação do resultado final. 

Caso o acordo seja descumprido, a multa prevista é de R$ 300 mil.

Comentário do Facebook