sábado, 26 de abril de 2014

Concurso INSS 2014 - Autorização prevista para junho!

Para os interessados em participar do novo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)-2014, a boa notícia é que a autorização será dada em junho, segundo informações dos deputados federais Amauri Teixeira (PT/BA) e Roberto Santiago (PSD/SP).


O INSS solicitou 3.080 vagas ao MPOG, sendo 2 mil para técnicos do seguro social e 1.080 para peritos médicos previdenciários. Todavia, conforme os deputados, o total de vagas autorizadas será apenas de 1.500 para o cargo de técnico.

Para concorrer ao cargo de técnico, é necessário possuir o nível médio. A remuneração é de R$ 4.400,87 (incluindo a gratificação de atividade Executiva e de desempenho de atividades do Seguro Social - 80 pontos). Já para o cargo de perito, é exigido graduação em Medicina e inscrição no conselho regional da categoria. A remuneração para esse cargo é de R$ 10.056,80 (considerando 80 pontos de gratificação de desempenho de atividade de perícia médica previdenciária).

Os deputados e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, realizaram uma reunião no dia 1º de abril,  na qual a ministra teria dado essa informação a eles. Não houve comentário sobre o assunto por parte do MPOG, já que não o órgão não costuma falar sobre concursos antes de uma autorização formal.

A carência no quadro de pessoal do INSS gira em torno de 10 mil servidores, de acordo com a Associação Nacional dos Servidores da Previdência e Seguridade Social (Anasps). A autarquia tem mais de 10 mil servidores em abono de permanência, que foram mantidos em serviço para que a Previdência Social não pare. Além disso, a rede de atendimento está sendo ampliada, devido ao plano de expansão. Apenas para as unidades que estão previstas para 2014 seriam necessárias, pelo menos, 800 contratações - cinco servidores para cada agência.

A seleção anterior foi realizada em 2011. As vagas foram para os cargos de técnico e perito médico. A validade dessa seleção terminou no último dia 17, e durante o prazo de validade, de um ano, prorrogável por igual período, mais de 5 mil aprovados foram nomeados. A Fundação Carlos Chagas (FFC) foi a organizadora.

Para o cargo de técnico o concurso foi composto de prova objetiva com 60 questões, das quais 20 foram de Conhecimentos Gerais (Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática) e 40 de Conhecimentos Específicos (Direito Previdenciário).

Já para o cargo de perito a prova objetiva versou de 80 questões, sendo 30 sobre Conhecimentos Básicos (Português, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional e Noções de Direito Administrativo) e 50 sobre Conhecimentos Específicos (Direito Previdenciário).

Para ser aprovado o candidato esteve condicionado à obtenção de, pelo menos,  30% de acertos em Conhecimentos Gerais, 30% em Conhecimentos Específicos e 40% do total de pontos da prova. Quem concorreu ao cargo de perito ainda foi submetido a uma avaliação de títulos. Na época, foram aceitas:
  • especialização em nível de pós-graduação lato sensu, com carga horária mínima de 360 horas/aula, na área de Medicina do Trabalho, Saúde Pública e/ou Medicina; 
  • mestrado em  Medicina, doutorado em Medicina e/ou de residência médica ou título de especialista em Medicina.
Fique atento, em breve disponibilizaremos mais informações sobre esse concurso.

Bons estudos e boa sorte!



Comentário do Facebook