terça-feira, 18 de junho de 2013

Edital Concurso Ministério das Relações Exteriores 2013 para diplomata

Saiu o edital do concurso para o Ministério das Relações Exteriores-2013, que oferece 30 vagas para a carreira de diplomata. Para participar é necessário possuir nível superior em qualquer graduação. A remuneração é de R$ 13.996,19.

As inscrições começam a partir do dia 25 de junho, através do endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_13_diplomacia. O valor da taxa de participação é de R$ 160.

A seleção será composta por quatro etapas, que serão realizadas nas seguintes cidades: Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macapá/AP, Maceió/AL, Manaus/AM, Natal/RN, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vitória/ES.

Confira as etapas do concurso:
  • A primeira etapa será a prova objetiva, que versará das seguintes matérias: Português, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Política Internacional, Inglês, Noções de Economia e Noções de Direito e Direito Internacional Público, com data marcada para o dia 18 de agosto. 
  • A segunda etapa consistirá em a avaliação discursiva de português que consistirá em uma redação e também dois exercícios de interpretação, de análise ou de comentário de textos, com data marcada para o dia 15 de setembro. 
  • A terceira etapa será composta de provas discursivas de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Inglês, Noções de Economia e Noções de Direito e Direito Internacional Público, marcadas para para 26 e 27 de outubro e  2, 3, 9 e 10 de novembro. 
  • Na quarta etapa os candidatos farão provas escritas de Espanhol e Francês, marcadas para o dia 10 de novembro.
A aprovação habilitará o candidato a:
  • 1º) ingressar em cargo da classe inicial da Carreira de Diplomata (Terceiro Secretário), de acordo com a ordem de classificação obtida;
  • 2º) matricular-se no Curso de Formação do Instituto Rio Branco, regulamentado pela Portaria nº 660 do Ministro de Estado das Relações Exteriores, de 3 de novembro de 2010.
A validade do certame é de 30 dias e não haverá prorrogação.

Mais detalhes poderão ser conferidos no edital: Edital Concurso Ministério das Relações Exteriores 2013 para diplomata.

Boa sorte!

Comentário do Facebook